A PRIMEIRA DA DO ESTADO DE SERGIPE E O PREFEITO GILSON
Na manhã desta terça-feira(8/06) o prefeito Gilson dos Anjos participou do lançamento da campanha “ Sergipe - Contra o Crack, a Favor da Vida”. A campanha que inicia uma cruzada contra a droga, contou com a presença de diversas autoridades: vereadores, prefeitos, deputados, secretários, além do governador Marcelo Déda
Na cerimônia foi mostrado um panorama da situação do crack no estado de Sergipe. E através do diagnóstico consensuado que existe um acelerado crescimento da droga no interior do estado, foram anunciadas as seguintes medidas:
Ações de prevenção e reinserção social
- Fortalecimento da rede de assistência social voltada ao acompanhamento sociofamiliar e à inclusão de crianças, adolescentes e jovens usuários de crack e outras drogas em programas de reinserção social.
- Implementação de ações de comunicação sobre o crack e outras drogas, envolvendo profissionais e veículos de comunicação.
- Capacitação para os diversos profissionais envolvidos na prevenção do uso, tratamento, reinserção social e enfrentamento ao tráfico.
- Ampliação das ações de prevenção, tratamento, assistência e reinserção social em regiões de grande vulnerabilidade à violência e ao uso do crack e outras drogas, alcançadas por programas governamentais como o Bolsa Família, Mão Amiga e Projovem.
- Criação de sítio eletrônico que funcione como centro de divulgação das ações de prevenção, tratamento do usuário e repressão ao crack e outras drogas.
- Criação de uma polícia escolar estadual de prevenção ao uso de crack e outras drogas.
- Implantação de ações integradas de mobilização, prevenção e reinserção social nos Territórios de Paz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e nos territórios de vulnerabilidade e risco.
Ações de atendimento ao usuário e famílias
- Ampliação do número de leitos para tratamento de usuários de crack e outras drogas
- Ampliação da rede de atenção à saúde e assistência social para tratamento e reinserção social de usuários.
- Realização de estudos e diagnóstico para o acúmulo de informações destinadas ao aperfeiçoamento das políticas públicas de prevenção de uso, tratamento e reinserção social do usuário e enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas;
- Criação de uma central de atendimento telefônico para dúvidas referentes à droga e ao fluxo de atendimento do usuário
Ações de repressão
- Interiorização do Denarc: Grande Aracaju, Estância, Propriá, Lagarto, Maruim, Glória e Itabaiana.
- Divulgação e fortalecimento de uma central de atendimento telefônico para denúncias anônimas de pontos de vendas e tráfico de drogas.
- Ampliação de operações especiais voltadas à descontinuação da rede de narcotráfico, com ênfase nas regiões mais vulneráveis, desenvolvidas pelas polícias Civil e Militar em articulação com as polícias Federal e Rodoviária Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário