Novas regras do futsal passarão a valer no estadual da modalidade
A Fifa colocou em prática no início deste mês uma mudança no regulamento internacional que prevê nos arremessos de meta, a possibilidade do goleiro receber a bola no ataque, sem antes a mesma tocar em jogador adversário. O diretor de arbitragem, Elito Gomes, explicar as alterações.
A novidade já passa a valer de forma imediata nos certames organizados pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Em Sergipe, as normas serão inseridas a partir de 19 de agosto quando tem início o segundo turno do Campeonato Estadual.
Segundo o diretor de arbitragem da Federação Sergipana de Futsal (FSFS), Elito Gomes, o objetivo é padronizar as regras oficiais do futsal nacional com as da entidade internacional. “A maioria dos clubes sergipanos já tem conhecimento sobre as alterações. De qualquer forma, vamos reunir os demais dirigentes no início de agosto para explicar as mudanças de maneira detalhada tanto na teoria quanto na prática”, informou Gomes.
Elito Gomes disse ainda que as equipes de Sergipe terão pouco menos de um mês para se adaptar aos novos critérios do futsal mundial. “A regra é simples. Basta exercitar nos treinos para evitar os erros durante as partidas”, disse, ao acrescentar que cabe aos árbitros penalizar com um tiro indireto quando houver a infração.
A mudança na Regra 16, item nº 7, do Regulamento da Fifa, foi bem vista e aceita por todos no salonismo nacional. Já nos amistosos da seleção brasileira contra o Paraguai a regra foi padronizada com as normas da Fifa, mas não houve nenhum lance de fato. O Campeonato Brasileiro de Seleções feminino sub 17, ocorrido em Tocantis na semana passada, foi o primeiro certame oficial a se ajustar ao novo padrão.
A mudança também já está valendo na segunda fase da Liga Futsal, que começou na última segunda-feira (25/7). Grand Prix, Copa América, Mundial de Futsal Feminino e tantos outros campeonatos importantes neste segundo semestre serão disputados de acordo com a nova regra.
Entenda a mudança
De agora em diante, no arremesso de meta, o goleiro poderá receber a bola na quadra de ataque, sem necessidade de a mesma tocar em algum jogador adversário. Além disso, após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo, não poderá recebê-la de um companheiro de equipe, em sua meia quadra, sem que a bola tenha antes sido jogada ou tacada por um rival. A alteração aprimora uma evolução adotada na temporada passada.
Fonte: http://www.emsergipe.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário