Está sendo realizado nesta sexta-feira, 8, no Centro de Convenções do Hotel e Resort Dioro, na Barra dos Coqueiros, o I Fórum de Prefeitos de Sergipe. O evento é uma realização da Federação das Associações de Municípios de Sergipe (FAMUSE), que tem a frente o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), com o apoio dos presidentes da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO) e da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul (AMURCES), Gilson dos Anjos (DEM) e Antônio da Fonseca Dórea (PSB), respectivamente.
O objetivo do evento é elaborar de forma conjunta com o Governo de Sergipe uma pauta prioritária de ações no ano de 2011, obedecendo a um planejamento coerente, bem como o estabelecimento de uma agenda possível de ser concretizada.
“Colocarei em discussão o aumento do efetivo de policias nos municípios, pois essa é uma das questões que os prefeitos têm colocado. O melhor relacionamento do governo do Estado com os municípios no que tange os serviços da Deso, sobre tudo em suas obras, a repactuação do repasse dos recursos a saúde e aumento nas relações institucionais com o governo do Estado”, revela Fábio Henrique, prefeito de Nossa Senhora do Socorro.
Os sucessivos cortes e contingenciamento de despesas feitas pelo Governo Federal obrigarão fatalmente os Governos dos Estados a seguir a mesma linha de ação, considerando que este ano terão menos recursos financeiros da União para administrar. Essa realidade tem causado grande inquietação junto aos prefeitos municipais, diante da escassez de recursos financeiros disponíveis para investimentos, contrapondo-se com a necessidade constante de apresentar à população soluções e respostas às demandas existentes, que não são poucas.
O governador do Estado, Marcelo Déda, também participa da reunião com os prefeitos sergipanos. Na oportunidade o governador anunciou a criação de uma nova secretaria para auxiliar os anseios dos municípios e a chegada de Jorge Araújo na articulação com os municípios.
“Nós vamos discutir a relação do governo do estado com as administrações municipais. Vamos lembrar aquilo que já fizemos no primeiro mandato. Menciono a criação da secretaria de desenvolvimento urbano, que no caso será uma subsecretaria criada na casa civil e a chegada de Jorge Araújo na articulação com os municípios”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário